HOME
CITAÇÕES E PENSAMENTOS
EDUARDO  DE  PAULA  BARRETO

Estes textos estão registrados no Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional - Ministério da Cultura
Certificado de Registro ou Averbação Nº 368.641 - Livro 682 - Folha 301
Podem ser copiados contanto que seja mantido o nome do autor.


01


Quando o sonho alimenta o futuro e a lembrança alimenta o passado, o presente morre de fome. 



02


A natureza entraria em colapso sem a fauna e a flora, mas nada mudaria se não existissem os humanos. 



03
Que a única dor da maternidade se restrinja à do parto. 



04


Na batalha do amor vence aquele que se rende. 



   05


O amor é como o mar, a sua maior riqueza encontra-se sob a superfície. 



06


Não podemos julgar o espírito baseando-nos na mente física do homem.


07


Todo leitor é capaz de ler pensamentos. 



08


O homem que agrada a todos, não tem personalidade. 



09


Quando entramos na vida de alguém, são duas histórias que ganham novos personagens.


10


A certeza da morte estimula a criatividade do artista. 



11


Não existe nada mais falso do que desejar boa sorte aos adversários. 



12


Qualquer tipo de serviço solidário só tem sentido se o motivo que nos compele a servir é o amor incondicional, promover-se ou esperar recompensas, mesmo as Divinas, transformam tais iniciativas em meras atitudes egoístas.


13

 

Os sonhadores são aqueles que acreditam antes de todos. 



14


Sei o que quero, mas não sei do que preciso. 



15


Não existem milagres, mas apenas segredos ainda não revelados. 



16


O homem de sucesso é aquele que sabe administrar os seus fracassos. 



17


Seja aquele que semeia olhando só para a frente, enquanto deixa para trás as flores como testemunhas de que não foi apenas mais um a passar.


18


O tempo é a paisagem que passa na janela do trem da vida da gente. 



19


As rosas mais bonitas são aquelas que suportam a dor da poda. 



20


Saudade é cavalo que não se doma 



21


Não vejo a felicidade como o lugar aonde desejo chegar, mas como cada pequeno pedaço de terra que piso ao caminhar. 



22


Tudo é eterno, não importa quanto tempo dure. 



23


Sob a lama da destruição há sempre uma semente pronta para germinar. 



24


Às vezes gesticulamos e gritamos até ficarmos com a voz rouca, aprendemos assim que com as mãos falamos e que também damos tapas com a boca. 



25


Se existe um Criador deste Universo e se somos a Sua mais nobre criatura, temos na Terra o nosso berço, mas estão em outros mundos, tão diversos, os meios para aumentarmos a nossa estatura. 



26


Não me dê um abraço, o pedido que faço é que o empreste apenas e prometo que assim que provocar calor em mim, eu o devolverei sem problemas. 



27


O meu coração é um barco a vapor que, ao invés de consumir lenha, utiliza o calor da chama do amor, a minha mente é o seu navegador e a vida é o mapa que ele desenha. 



28


Sou um pequeno parceiro da natureza, à qual humildemente me alio, sou um barquinho de papel sobre a correnteza enquanto ela é o leito do rio. 



29


Não há sentido em cultivarmos a intolerância considerando inferiores os que têm outra visão, pois a verdadeira religião não investe na ignorância porque o Deus que nos criou o fez sem distinção. 



30


Não existe felicidade na ignorância, o tolo que ri, ri de se mesmo, aprender nos faz dar à vida a sua devida importância e impede que desperdicemos nossa existência andando a esmo. 



31


Seja mais astuto, resolva os desafios seus, não fique botando tudo na enorme conta de Deus.


32


O Universo é sábio e tem paciência, não interfere muito na vida dos humanos, ele deixa que criemos nossas próprias experiênciasm, mas não impede que colhamos frutos do que plantamos.


33


Nos galhos das árvores pássaros assistem ao divagar da natureza numa grande odisseia e sob o solo, parecendo que não existem, as raízes amparam a majestosa plateia. 



34


Podemos ser construções simples ou sofisticadas, um casebre na favela ou uma mansão, mas o mais importante depois da obra terminada é o quanto foi bem feita a sua fundação. 



35


Somos frágeis vasos de porcelana que desconhecem o seu artesão, nos quebrando voltamos a ser lama ansiosa por encontrar outras sagradas mãos. 



36


A vingança de um artista que sente dor, manifesta-se no desejo de construir, afirmando ter aquilo do que não é detentor simplesmente para, em meio às suas lágrimas, fazer alguém sorrir.


37


Lembre-se que quando aponta um dedo em direção a alguém para repreender, são três os que desvendam os seus segredos apontando as imperfeições que existem em você. 



38


A natureza nos concede o direito de escolher, mas o livre-arbítrio é muito limitado, só podemos optar sobre o que vamos fazer, mas não podemos decidir qual será o resultado. 



39


Quer saber o quanto te amo? Basta apenas multiplicar todos os seres que habitam o oceano pela quantidade de anos que um diamante pode durar. 



40


    Se não houver a dor da despedida não desfrutaremos do prazer do reencontro, portanto sorrirei em cada nova partida, manterei os meus braços te esperando, esticados, sempre prontos. 



41


Aquele que ama de verdade e que também procura um viver coeso,  jamais se considera apenas uma metade, se entrega, mas não deixa de amar a si mesmo. 



42


Namorado de verdade é aquele que mantém o seu campo florido e que mesmo com o avançar da idade continua sendo o seu melhor amigo.

 
43


A paixão que tanto queima, como um vulcão abrasador, por muito pouco tempo reina se não for pequena chama de amor. 



44


Talvez o amor mais perfeito seja aquele que traz dor ao peito quando se sente saudade, aquele que esconde os defeitos e transforma o mundo num leito onde os sonhos são realidade. 



45


Para que você se corrija e cresça tornando-se digno da sagrada ceia, Deus colocará sobre a sua cabeça o peso que você pôs nas cabeças alheias. 



46


Reside em você o poder de curar as suas feridas e mesmo sem conseguir entender é no seu cérebro que as mãos de Deus estão escondidas. 



47


Deus está na carne do ateu e nos joelhos daquele que reza, ninguém jamais O conheceu, Ele criou tudo, mas Deus nunca fundou nenhuma igreja.


48


Ao ver a vida com otimismo, cada fruto saberei saborear e até os assustadores abismos serão trampolins precisos para que novos voos eu possa alçar. 



49


Da profunda reflexão surgirão os meus guias, transformados em intuição, os quais me indicarão a direção do caminho das alegrias. 



50


Aquele que tem espírito nobre, conquista destaque na multidão, mas aquele que tem espírito pobre, tem a sensação de que sobe ao derrubar os outros no chão.


51


O controle é contrário ao amor Divino, pois Deus não nos impõe a sua vontade, nos fez a todos peregrinos responsáveis pelo nosso destino e pela descoberta da verdade.


52


Se não consigo voar para ver do alto o meu caminho, fecho os olhos para imaginar que estou sentado a vislumbrar o mundo das costas de um passarinho. 



53
No momento do parto não há diferenças, todos os cordões são para que se corte, nós temos diferentes crenças, fortunas, conhecimentos e aparências, mas seremos iguais no momento da morte.


54


Em vez de ficar suplicando que graças dos céus desçam, se aproxime daquele que está chorando, seque as lágrimas que estão rolando e para ele seja uma bênção.

55


A sabedoria não se manifesta no saber apenas, mas na forma de aplicar o que se aprendeu, é como a codorna que mesmo possuindo penas, é ave alada que o voar encena, mas que não consegue alcançar o céu..


56


Sempre preferirei correr o risco de errar e colher como fruto a dor do que ter a sensação de acertar, simplesmente por estar vivendo como um seguidor. 



57


As nossas convicções, embora sejam certezas que nos invadem, não retratam todas as opiniões, pois certezas criam filosofias e religiões, mas nem por isso criam a verdade. 



58


A felicidade não me agrada por ser muito fugaz, minha alma busca ser alimentada pela sensação mais sagrada, refiro-me à tão desejada paz. 



59


Se as pessoas têm inveja de você, não deixe isso limitar a sua evolução, não se permita abater, insista até que elas passem a ter, ao invés de inveja, profunda admiração. 



60


Quando formos tomados no colo pelo mesmo Deus que nos plantou neste solo poderemos compreender que se conseguirmos fitar os seus olhos santos foi porque neles não provocamos pranto, pois como crianças soubemos viver.


61


Que minhas palavras sejam um farol que brilhe em meio ao escuro, para que mesmo em dias sem Sol elas sejam uma guia a qual conduza o navegante a um porto seguro. 



62


Na essência somos energia e como tal nos eternizaremos, se teremos tristeza ou alegria isso definimos todo dia dependendo da forma que vivemos.


63


A honestidade purifica o espírito e traz ao homem a certeza de que, se um dia lhe for requerido que preste contas do que foi vivido, ele não precisará abaixar a cabeça.


64


Por ter a água a função de limpar trazendo dignidade ao que é lavado, tenha no choro uma oportunidade de se dignificar, e toda vez que em meio às lágrimas se encontrar, considere que está tomando um banho sagrado.


65


Acaricie para ser acariciado, sorria para receber um sorriso, ame para ser amado, mas se nada disso lhe for ofertado, não julgue, deixe que Deus faça o juízo. 



66


Minhas poesias me soam como palavras alheias impregnadas de conselhos coesos que invadem o meu corpo pelas veias, ocupam o meu cérebro e exigem que ele as leia, minhas poesias são consolo para mim mesmo.

67


Quando a paz invadir o seu coração lembre-se que se tornou mais fino o véu de separação que impede que as suas mãos toquem as mãos do Divino. 



68


Já que você não tem o poder de determinar tudo aquilo pelo que vai passar, ao viver o que não pôde escolher aproveite para determinar como você permitirá que tais experiências possam lhe afetar. 



69


Abster-se do mal é ser digno e a dignidade não é medida pela eloquência, mas por aquilo que traz em seu íntimo e que surge como um rio límpido cujas águas seguem com total transparência. 



70


Se nos depararmos com uma vida futura ela será muito bem recebida, seremos eternas criaturas e a nossa real estatura terá sido definida por esta vida. 



71

 

Sorria, desperte a mais bonita emoção, o seu sorriso serve de abrigo, olhe em qualquer direção, sorria e em retribuição você conquistará sempre um novo amigo. 



72


Guie-se pelo bom senso, na ausência da face de Deus beije a do seu irmão, e assim se perceberá com o tempo que Ele não está fora, mas dentro, fazendo bater cada coração. 



73


O homem nasceu para ser livre e cumprir a medida da sua existência, portanto só é livre aquele que vive com a certeza de que um Deus existe, mas que não limita o crescimento em troca de indulgências. 



74


Leia tudo o que lhe for apresentado, absorva o que o tornar completo, ouse recusar o que lhe parecer errado, aprenda tomando sempre o cuidado de não se transformar num mero objeto. 



75


Preferirei falar ao calar, mesmo que cometa enganos, e se alguém me julgar, não me importarei com o que possam pensar, pois as piores palavras são as que não pronunciamos.


76


O desconhecido nos atrai, somos desbravadores desde o nascimento, chega um desafio novo quando outro se vai, assim então o homem mesmo gritando ai, troca o prazer do conforto pela dor do descobrimento.



77


O homem escreve a sua história apressado para garantir um final feliz, mas de repente fica frustrado ao ver que escreveu tudo errado e que não poderá dizer: Não fui eu que fiz. 



78


Eu queria ter sido o cavalo de Troia, mas em mim teria escondido, não soldados, mas apenas cupidos e assim teria mudado o rumo da história. 



79


Conte as inúmeras lições, tantas oportunidades para aprender, então demonstre a sua gratidão elevando aos Céus uma oração e oferecendo o que espera receber. 



80


Ao entrarmos num ambiente determinamos o seu grau de aconchego, o enchemos de calor quando contentes e, se tristes, criamos um lugar deprimente, o bem e o mal se originam em nós mesmos.


81


Não é a estatura que exibe a grandeza de um homem, apesar de serem as grandes árvores as que dão mais sombra, pois das pequenas vêm o alimento que o homem consome e são muitos os mortos quando uma sequoia tomba.

82


O que dá valor à minha poesia não é a página que ela enfeita, mas é a paz que propicia quando enche de alegria o peito de quem dela aproveita. 



83


Se a dignidade o seduz, saiba que a oposição lhe ronda, pois quanto mais você se aproxima da luz, maior se torna a sua sombra. 



84


Em nossas almas guardamos riquezas em diferentes graus e pobres nos tornamos quando muito valor damos ao que não tem valor real.


85


Vejo no noticiário da televisão que a raça humana se entrega ao retrocesso na evolução, pois temos computadores nas mãos, mas agimos como os homens da pedra. 



86


Que eu me importe com quem me rodeia e assim encha a minha vida de encanto, pois ao enxugar as lágrimas alheias de paz a minha alma fica cheia, e assim não vejo o meu próprio pranto. 



87


Adquira luz divinal e seja aquele que eleva o nível do corpo astral daqueles que lhe querem mal, retirando deles as trevas. 



88


Cultive sempre a sabedoria para colher alegria enquanto for peregrino,  viaje estando consciente de que é o sonho presente que dá sentido ao destino. 



89


Vista a sua roupa mais bonita, veja o quão charmoso fica e então se dê um abraço, e sorria diante da certeza de que na caminhada contra a tristeza você já deu o primeiro passo. 



90


A sua felicidade já lhe foi dada por ser um sagrado direito, ela só precisa ser encontrada, pois está misturada aos demais sentimentos em seu peito.


91


Trabalhe com determinação conduzindo o seu próprio trem, e ao chegar numa nova estação, construa outros trilhos e então viaje sempre mais além. 


92


O verdadeiro arrependimento consiste na decisão de absorver-se o ensinamento que é trazido pelo tormento e assim escolher-se outra direção. 



93


Lembrar a ferida que sofremos no passado, não corrige aquele que a causou, apenas nos pune por alheio pecado mostrando que o passado vira presente travestido de dor. 



94


O obstáculo para o fraco é limite, mas para o forte que insiste é um ponto de observação, enquanto nele o fraco se encosta o forte o escala e mostra do alto a sua nova ambição.


95

 

Espero que você não necessite ver se desfazer a sua alegria para que só assim acredite que a felicidade realmente existe e que você era feliz e não sabia.



96

 

Há duas formas de julgamento apenas, portanto ninguém peca impunemente, ao fazermos escolhas nos sujeitamos às mundanas penas, mas enquanto o homem julga se baseando nas cenas, Deus julga se baseando na mente.


97

 

A cada machadada, ao invés de queixumes, o cedro deixa espalhada e nas mãos do seu algoz impregnada, a fragrância do seu perfume.

 
98

 

Saia armado de casa, pronto para combater qualquer inimigo, e não importa como o mundo haja, seja ousado e faça  a diferença ostentando um sorriso.


99

 

A poesia não tem piedade, no cativeiro todo dia me bate, mas mesmo que eu implore por liberdade, peço por caridade, nunca pague o resgate.

 
100

 

O homem que ama de verdade não se importa com o envelhecer e para namorar na madura idade muda o seu jeito de amar com criatividade e então aprende a fazer crochê.


101

 

Às vezes nos punimos com a nossa própria personalidade, mas como dela não fugimos, o melhor mesmo é rirmos das nossas instabilidades.

 
102

 

Está na luta o prêmio daquele que peleja, portanto não é o troféu que traz a glória, embora a cicatriz não se deseje é sábio que através dela se veja que é a disposição de lutar a verdadeira vitória.


103

 

Invento palavras e crio respostas, atraio amigos e desperto o desprezo, mas não me importa saber se todo mundo gosta, o mais importante é ter sido honesto comigo mesmo.


104

 

 Se você quer ver um colibri de perto para testemunhar a beleza de tão belo voador, quebre as armadilhas e faça o que é certo, apenas cultive uma flor.

 
105

 

Percebo que o Deus que procuro não está tão distante assim, que na essência todo espírito é puro e que entre os Seus filhos figuro, portanto, Deus é a origem de mim.



106

 

Às vezes para você perceber que existe rosa em seu caminho, é preciso ver sangue em sua mão verter por ter sido ferido pelos espinhos.


107

 

Cada alma julga saber o que é melhor para si, alardeando a sua certeza em alta voz, mas o Grande Deus sabe com que alimento nos nutrir porque, com certeza, Ele não pensa como nós.


108

 

Engula as palavras ofensivas e controle cada indelicada ação, seja paciente e a própria vida o coroará com a razão.


109

 

Espere até que a poeira assente e será mais fácil enxergar o que acontece à sua frente, é sábio saber esperar


110

 

Às vezes tudo parece mentira, a realidade se transforma em palco de teatro, a vida em um breve espetáculo no qual Deus me põe e depois me tira.

 
111

 

Quando deixo de ter esperança supondo não ser sábio sonhar, sou como o náufrago que nas águas balança e que perece apenas por se recusar a nadar.

 
112

 

A morte para o gay não é problema, pois gay não morre, sai de cena.


113

 

O amor míngua com o mau uso da língua

.
114

 

Existe uma placa imensa na entrada do Brasil: ‘Aqui o crime compensa'

.
115

 

Quando o crime inflama a justiça brasileira chega e abana.


116

 

No porvir ainda vamos sorrir com leveza achando engraçado o que no passado nos fez chorar de tristeza.


117

 

Todos nós, sem exceção, somos doentes terminais e a vida é uma preparação para sermos imortais

.
118

 

Atrás do muro a liberdade espera um pulo

.
119

 

Sou tão antissocial que não estarei presente nem no meu funeral

.
120

 

Sonhei que estava dormindo um sono gostoso, no sonho acordei e vi que estava dormindo

.
121

 

Somos os nossos próprios carrascos ao julgarmos que o que os outros conhecem e nós ignoramos nos transforma em ignorantes, ignorantes são os outros que desconhecem o que sabemos.


122

 

Seja como o icebergue que mantém a sua doçura mesmo em meio às águas salgadas.



123

 

Aos olhos das borboletas tão belas, todas as criaturas da Terra são borboletas do bem, mas aos olhos dos porcos imundos, todos os seres do mundo são porcos asquerosos também.



124

 

Mantenha a sua mente aberta para tudo o que ouvir, mas esteja sempre alerta para não deixar o cérebro cair

.
125

 

Seja como as aves livres que vivem criando novas rotas, de voar jamais se prive, migre, constantemente migre, pois só não migram as aves mortas.

 
 

126

 

Hoje existe uma realidade virtual em forma de rede, temos amigos em quantidade, mas vivemos na verdade em redomas sem paredes.

 
127


Não me diga o que devo fazer, apenas me dê bons exemplos.



128

 

Crie laços, não nós.

 
129

 

O poeta é o menino que olha a vida do buraco da fechadura do quarto que o abriga, quarto sem paredes que fica pendurado nas alturas.

 
130

 

O tempo como águia voa e na política nada muda, ladrão é aquele que rouba, político é aquele que furta.


131

 

A saudade me consome. De quem? Não sei. Saudade precisa de nome?


132

 

É o brilho do Sol que deve invadir o seu coração quando estiver deprimido, abra a porta e trate de sair, deixe que ele ilumine o seu coração ferido.

 
133

 

Cristo entregou sua vida, mas como um Deus ressuscitou, portas da eternidade abertas ofertou-nos como legado e, entre tantos, um especial ensinamento deixou: 'Ame a Deus sobre tudo e ao próximo como espera ser amado'.



134

 

O corpo etéreo nos mostra que como mortais somos muito pequenos, que certas coisas que a carne gosta, na alma se tornam veneno.

 
135

 

 Vá, voe minha imaginação, sua missão é tornar a vida mais bonita, trarei comigo a sua recordação, pois fotografei o pensamento através da escrita.

 
136

 

Quando você não sabe bem o que fazer, a cabeça está confusa, atrapalhada, se recolha e não tente entender, a melhor coisa a fazer é não fazer nada.

 
137

 

O período que realmente vivemos não vemos, pois está no escuro, é o espaço de tempo que temos entre o presente e o futuro.

138

 

Não sofra remoendo lembranças de antigos relacionamentos, não deixe esvair-se a sua força, pois sentimentos reduzem o discernimento.

 
139

 

A fé realmente pode mover uma montanha, tal poder em nosso peito se encerra, é possível realizarmos tal façanha se estivermos dispostos a carregar muitos sacos de terra.


140

 

Na disputa pelo o que se quer conquistar, muitos são derrotados ao perderem a direção, e o troféu somente poderá levantar aquele que se deixou conduzir pela razão.


141


O homem que vê algo além da existência, que apesar dos mistérios se mantém forte, encontra paz em sua consciência diante da terrível certeza da morte.

 
142

 

Não sou seis, nem tampouco meia dúzia, não sou eu, não sou vocês, sou apenas um monte de dúvidas

.
143

 

Valha-me Deus do Céu nos momentos de cansaço e que ao romper do véu eu seja digno do Seu abraço

.
144

 

Que maravilha o poder do devaneio, com ele na mente o infinito eu abranjo, liberto-me de qualquer receio e exploro o Universo como um pequeno anjo.


145

 

Olho adiante sem desanimar, fito os meus olhos no mais alto monte, sei que a vida é eterna, posso testemunhar, pois a cada passo reconheço que não se toca o horizonte.


146

 

Existe uma regra para o obstinado, suplantar as barreiras criando novos acessos e nos momentos de dificuldade grita resignado: Sofrerei, mas transformarei os meus fracassos em sucesso.


147

 

Se alegre com as rugas que aparecem e orgulhe-se dos seus cabelos brancos, pois privilegiados são os que envelhecem superando os momentos de pranto.


148

 

Desculpe se vivo poetizando, mas não consigo me controlar,  nasci para falar só em versos, me culpam por filosofar, mas o poeta é como alguém que olha para o nosso planeta, sentado na beirada de uma cratera de um distante cometa

.
149

 

Tudo nesta vida é bom, depende de como encaramos os fatos, é como a mãe que sorri em alto som depois das fortes dores do parto.

 
150

 

Quem sabe um dia ainda sejamos capazes de desfrutar da imensa alegria de produzir nossos próprios milagres reconhecendo que Deus e nós somos uma só energia.



151

 

As diferenças atraem divergências, mas se fortalece aquele que conta com a razão, pois a luta regada com paz na consciência é capaz de fazer um gigante apanhar de um anão.


152

 

Geralmente se chora ao ver um ente querido partir, mas acredito que os que se vão choram muito mais, pois continuamos aqui sem saber para onde ir enquanto eles se tornaram seres imortais.


153

 

A beleza não está nas enormes conquistas nem na realização dos sonhos mais profundos, é questão apenas de ponto de vista, de ver o belo nas coisas mais simples do mundo.



154

 

Quisera eu ter enormes pulmões, quem me dera poder inspirar os ares das mais fortes emoções e sobre todo o mundo poder assoprar.

 
155

 

As aparências enganam, às vezes, escondem uma maldição, o que parece ser uma linda montanha pode ser um terrível vulcão.

 
156


Nem sempre a ausência de problemas representa prosperidade, tampouco podemos considerar toda conquista um sucesso, pois sem problemas nós desenvolvemos poucas habilidades e ser hábil é condição básica para se obter progresso.



157

 

O pecado é como uma arma com defeito na culatra, o homem atira em seu próximo, mas é a si mesmo que mata


158

 

Pecar é retroceder no tempo, é voltar ao começo, é como envelhecer sem nunca ter saído do berço.


159

 

Às vezes a vida nos apresenta desafios, você pode ter caído num buraco de desgosto, mas nós temos apenas as alturas como caminho quando chegamos no fundo do poço.


160

 

Seja feliz quando o momento permitir e perante os problemas seja otimista, esforce-se sempre para sorrir, mesmo que seja um sorriso de artista.

 
161

 

Crescemos quando nos superamos, vencendo as nossas limitações e quando, com as lágrimas que choramos, fazemos barro para novas construções.

 
162

 

Você nasceu para amar, mas não como jazida de amor ser explorada, pois o ouro acaba de tanto se garimpar, portanto ame na medida em que for amada.

 
163

 

Quem coloriu o arco-íris estava de bom humor, colocou tinta em um pires e o lançou como um disco voador

.
164

 

Saudade é beijo no vazio, é carícia na lembrança, é correnteza do rio, é combustível da esperança.


165

 

Se o seu amigo lhe abandonar no momento de maior necessidade, não se permita se decepcionar, pois você não perdeu um amigo de verdade.

 
166

 

Quando a chuva desfizer o seu castelo de areia deixando apenas uma poça no chão, espere a chuva passar e, sob o Sol que clareia, faça uma enorme cidade com as suas mãos.


167

 

Faça uma arrumação em sua mente transformando-a em um local cheio de conforto, separe as lembranças apropriadamente, às mágoas reserve o arquivo morto.


168

 

Viver é construir uma escada, mesmo sem saber aonde se vai chegar, tendo o prazer não na chegada, mas na escalada, pois atingindo-se o topo não se pode mais voltar.


169

 

Não encontro todas as respostas, não me anulo devido às minhas limitações, e após analisar todas as propostas, eu mesmo invento as minhas explicações.


170

 

Apenas um tênue véu, invisível linha sem brilho nem cor, como a atmosfera entre a Terra e o céu, é o que separa o ódio do amor.

 
171

 

 Nos campos ainda não floridos, invisíveis grãos na terra submersos se transformam em mar de rosas infinito e para a poesia se tornam versos.

 
172

 

Meça os seus ais, depois olhe ao redor, conte quantos outros mais vivenciam situação bem pior

.
173

 

Sábio é aquele que identifica qual é o melhor momento para sair, enquanto o néscio é aquele que fica e logo depois não sabe aonde ir.

 
174

 

A pessoa que se movimenta e que tem o amor como diretriz, a cada dia inventa uma nova maneira de ser feliz

.
175

 

 Sorria, mostre o seu sorriso, pois ele é uma poderosa corda que socorre aquele que caiu no abismo,  que atrai feito magnetismo e que, como chave, abre qualquer porta.


176

 

Você quer saber como ter felicidade? Então vou quebrar o seu galho. Basta que se empenhe de verdade e usando a sua criatividade, faça do seu hobby o seu trabalho.


177

 

A felicidade está lhe aguardando, assim como uma árvore que parece abrir os braços, mas não fique parado esperando, se você quer ver esta árvore lhe abraçando, precisa ter coragem de dar alguns passos.


178

 

Se não der para você ser a ambulância que transporta o amigo que de dor geme, demonstre que ele tem importância e para reduzir a distância saia gritando feito uma sirene.  



179


Há dores que nos são impostas, as quais não podemos evitar, mas há também as que como fardos são postas por nós mesmos em nossas costas, fardos que escolhemos carregar.



180

 

Ninguém trai ninguém, quem trai nunca sai ileso, sendo que a dignidade de alguém é o seu maior bem, quando traímos o fazemos contra nós mesmos.

 
181

 

Os seus segredos a tornam atraente, mulher que não se atinge, mas não exagere ou simplesmente se assemelhará à uma esfinge.

 
182

 

O saber é um pássaro que voa livremente, mas que não pousa em qualquer lugar, só faz ninho naquela mente que sabe como o alimentar.

 
183

 

Que Deus me permita abraçar aquele que viaja ao meu lado, sempre conjugando o verbo amar, sem a necessidade de também ser amado.

 
184

 

Talvez o torto olhar do poeta que anda sem pisar no chão, tenha a caneta como luneta e no lugar da pupila um coração.


185

 

Seja a noite doce magia que acolha os meus devaneios, seja o dia escola de realidade, não de fantasia, mas com intervalos de preguiçosos recreios.

 
186

 

Minha cabeça é uma gaiola, meus poemas são passarinhos, e eu não vejo a hora de libertá-los para que construam os seus ninhos.

 
187

 

Uns nasceram com miséria material, outros extremamente abastados, mas ser pobre não tira a grandeza espiritual, pois só tem importância o que não pode ser roubado.


    188

 

O dom da criação se manifesta na escrita, ganha cor e emoção como texto concebido, mas o momento em que realmente se dignifica é quando por olhos curiosos é devorado e lido.


189

 

Envelhecer é sagrado, privilégio que Deus nos deu, fique feliz por isso, pois é um belo sinal de que você ainda não morreu.


190

 

Mudar os planos não é sinal de fraqueza, é apenas demonstração de crescimento, pois é experimentando os vários pratos da mesa que se descobre qual é o melhor alimento.


191

 

Não tenho tempo para me anular, preciso pôr o meu próprio filme em cartaz, pois se a sociedade determinar quando o devo projetar, não poderei vê-lo, pois já será tarde demais.



192

 

O cavalo do tempo não tem destino, ele caminha comigo para o infinito, me carrega desde que era menino, cresço, morro, mas nem mesmo morto fico.

 
193

 

Reconheça a importância de tudo, valorize o dia a dia, porque o ar que o alimenta é só o ar que você respira, nem o ar do passado nem o do futuro podem nutrir os nossos pulmões, é apenas o tempo presente que faz bater os nossos corações.


194

 

O autor se vai, mas sua obra permanece, onde está a fonte da inspiração? Ninguém explica. Tudo contribui, até a morte que algo negativo parece, pois é a certeza da morte que estimula a criatividade do artista.


195

 

Me julgam tolo simplesmente por eu ousar tirar da minha mente verdades que não posso provar, mas por que eu agiria covardemente apenas seguindo silente as verdades que outros ousaram criar?



196

 

Ovelhas fracas não guiam rebanhos, apenas seguem os seus pastores aos quais garantem o ganho ao receberem afagos estranhos das mãos dos tosquiadores.


197

 

Para aprender do professor mantenho atentas as orelhas, mas para não transformá-lo em pastor me recuso a ser ovelha.



198

 

Apegados à sombra seremos escuridão, apegados à luz seremos claridade, a alma obscura viverá em servidão, enquanto aquela que emana clarão experimentará a verdadeira liberdade.


199

 

O inteligente é hábil no falar enquanto o sábio se esmera em ouvir, ouvir e não apenas escutar, pois se sabedoria se deseja ofertar, a mesma sabedoria se precisa adquirir.


200

 

Ame-se pelas qualidades que tem e não se odeie pelo o que lhe falta, pois faltam nos outros também aquilo que você faz tão bem, portanto o compartilhar a todos exalta.

 

201


Buscamos no lado de fora aquilo que está no lado de dentro, a força redentora que purifica a alma pecadora habita em nosso pensamento.

 
202

 

A letra não vale mais do que a palavra, o texto não vale mais do que o seu autor, até a vida poderá não valer nada se passarmos por esta jornada sem sabermos distinguir o que tem valor.


    203

 

Quando o homem se julga importante ao ver o seu reflexo no riacho, não é nada mais do que arrogante, pois quando alguém se julga grande é porque se vê lá de baixo.


204

 

 Do pó da terra fomos formados e com características diferentes crescemos, embora uns sejam tolos e outros bem informados, um dia sem sermos discriminados, voltaremos ao pó de onde viemos.


205

 

Não se preocupe tanto em ter sucesso sendo aclamado como vencedor, não avalie algo pelo seu preço, pois o homem para o seu progresso, ao invés de sucesso precisa ter valor.


206

 

Ouça os conselhos com atenção, mas só siga o que lhe parecer verdade, ouça a voz do seu coração, pois lhe foi dada a intuição como forma de contato com a Divindade.


207

 

Não há lucro se não há perda, trocam-se muitos casulos e teias grudadas nos muros, por lindos vestidos de seda.


208

 

Quando você conversar com Deus, não fique fazendo pedidos infinitos, agradeça por tudo o que Ele lhe deu porque o seu cérebro mortal ainda não entendeu quais são as reais necessidades do seu espírito.


209

 

Sim, das carências há o que se aprender, as nossas necessidades nos fazem pensar sobre tudo aquilo que esperamos receber e assim entendemos que só somos dignos de ter aquilo que estamos dispostos a dar.


210

 

Mais um ano se inicia, com ele surgem muitos planos e isso enriquece cada novo dia com estímulo e alegria, ele é a tela e somos nós que a pintamos.

 
211

 

A paz é o sono da alma que num cavalo alado em sonhos cavalga envolta numa aura de sentimentos sagrados.


212

 

Temos que fazer algum sacrifício se pretendemos obter conquistas, e a conquista não é o maior benefício, pois está no bem-estar advindo dos exercícios, o verdadeiro prêmio para o maratonista.



213

 

Curve-se diante do Criador, mas não seja apenas um cordeiro, equilibre a justiça e o amor, de dia seja o cajado do pastor e à noite seja o seu candeeiro.

 
214

 

Foi dito pelos sábios antigos: ‘Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’, então aguce bem os seus sentidos e saiba que, se você não é um livre indivíduo, é porque a verdade ainda não conseguiu encontrar.

 
215

 

Quero ver você se dividir em milhões de pedaços numa explosão, calma aí, vou me exprimir, quero que você se exploda de tanta emoção.

 
216

 

Mulher é bom à beça por uma simples razão, basta virá-la de ponta-cabeça e verá que a sua bunda forma um coração.


217

 

É questão de gosto, a mulher tem beleza que inunda, uns adoram o rosto enquanto outros preferem a bunda.

 
218

 

Prefiro uma verdade dura à uma mentira suave, prefiro uma leve ternura a um amor intenso que se acabe

.
219

 

Mas que absurdo, que ousadia, que atitude abusada e de enorme mau gosto, como podem esses cabelos quase todo dia, com a desculpa do vento, encobrir o seu rosto! 



220


Acredito que o amor verdadeiro precise se alimentar de confiança, ou será como a liberdade do prisioneiro que surge no sonho, mas de dia se desmancha.


221

 

Se de repente você me conquistar, não pense que estou em declínio, pois nesta batalha na qual não irei lutar, quem se rende é que exerce o domínio.



222

 

Os dias de chuva me fazem chorar, tiram deste meu jardim o brilho e o sentido, pois te impedem de caminhar e sem teus passos não há campo florido.

 
223

 

São os raios que fluem da sua aura, dispersos, corroem, consomem, invadem dos seres a alma, submetendo a seus pés qualquer homem.

 
224

 

Não existe nada que supere a beleza do amor, o mais doce, inebriante e suave sentimento que exauri e, às vezes até causa dor, mas como é bom viver tal sofrimento!


225

 

 Ser alguém rico não significa ser nobre e para ter nobre espírito não é necessário ser pobre.


226

 

Poeta, de onde vem a sua inspiração? Ela não vem de nenhum lugar, mas habita a íntima visão daquele que com emoção percebe em vez de enxergar.

 
227

 

 O ser evoluido de verdade, que traz em si a santa centelha, consegue oferecer felicidade mesmo quando não pode tê-la.



228

 

Se você não encontrar a felicidade em seu coração, não adianta procurar, pois nunca a encontrará em nenhuma outra direção.


229

 

Há pessoas muito nobres que mendigam o dia inteiro, enquanto há outras tão pobres que apenas têm dinheiro.


230

 

Não seja aquele tipo de pessoa que só compartilha a tristeza, aquele que faz uma festa boa e que o nome do amigo entoa apenas no momento da limpeza.


231

 

É uma pena que não saibamos valorizar aquilo que temos, não somos gratos pelo que conquistamos, e algum valor só damos para as coisas quando as perdemos.


232

 

Viva a vida com emoção fazendo dela uma poesia, pois passará a sua geração e as pessoas apenas lhe verão nas imagens das fotografias.

 
233

 

Triste é o coração que não sonha com vitórias a alcançar, pois é melhor que se exponha ao risco de passar vergonha do que nunca se dispor a lutar.

 
234

 

As folhas são livres para voar, enquanto as raízes vivem num cárcere, apesar de ninguém as notar é nas raízes que se pode encontrar a força que sustenta as árvores.


235

 

É louco pois é pobre, outros tantos são idênticos, mas se fosse um louco nobre, seria só um cara excêntrico.



236

 

Das lembranças a saudade é o sentimento mais mágico, pois embora doa com intensidade, ela mostra que na verdade o que foi vivido foi válido.

 
237

 

Talvez exista uma mulher gentil neste mundo sem fim, que nunca me viu, mas que sempre sentiu uma enorme saudade de mim.  



238


    Se for para você me amar, me ame profundamente, mas se for amar só por amar sem se entregar, é melhor que ame bicho, não gente.



239    

 

Existe a mulher balão, assim como existe a mulher chumbo, ambas invadem o coração, a primeira traz a exaltação e a segunda leva o homem ao fundo.


240

 

O meu coração de amor se infla, e em alguns momentos, até fraqueja por exigir demais das suas fibras, ele não palpita, não bate e nem vibra, o meu coração na verdade lateja.


241

 

Do teu êxtase faço o meu prazer, da tua melancolia a minha dor, da tua sede a minha vontade de beber do teu suor na minha febre de ferver para assim me derreter de amor.


242

 

Dentre todos os pecados existe aquele que é o mais destruidor, que é capaz de transformar pessoas em diabos, porque jamais será perdoado aquele que brinca com o amor.


243

 

Há aquela lembrança que arde, que dói quase que insuportavelmente, que corrói a felicidade, ou a gente mata a saudade ou a saudade mata a gente.

 
244

 

Eta cupidinho desengonçado, nunca vi ninguém tão ruim, atirou pro lado errado, acertou um cachorro deitado e ele se apaixonou por mim.



245

 

Seja a minha bênção divina se eu for considerado digno, mas se acaso a minha sina for ser um pecador que se abomina, que você seja o meu castigo.

 
246

 

Sendo o amor doce veneno eu me acho um suicida que o engole mesmo sabendo que isto representa apreço pequeno pela dádiva da vida.

 
247

 

O meu amor por você é uma fantasia que provoca a mais intensa emoção, mas se ele fosse um espetáculo de magia, ao invés das mãos hábeis, seria a própria varinha de condão.


248

 

Se amar for pecado sendo um ato digno de punição, sinto já estar condenado e mesmo sabendo que serei castigado, me recuso a pedir perdão.

 
249

 

Amar é instigante aprendizado no qual somos aluno e professor, e o mais interessante é que nunca aprendemos o bastante, pois não existe diploma para o amor.


250

 

Os beijos do passado dominam a minha mente toda, porém eu fico angustiado porque eles me mantêm apaixonado, mas não molham a minha boca.



251

 

Se o verdadeiro amor vier como uma guerra santa, para você ser o vencedor levante a bandeira branca

.
252

 

Do coração surgem puras emoções manifestas em palavras e gestos, na ausência de tais manifestações o coração é órgão sem nexo.

 
253

 

Sim, sempre responderei que sim, não importa o quanto me perguntar, direi que o meu amor é assim tão grande quanto o tamanho do mar.

 
254

 

O fogo da paixão parece queimar por dentro, o amor é mais suave e por mais tempo perdura,  mas para você reservei um outro lindo sentimento, o qual eu acho mais puro e se chama ternura.


255

 

Deus é poeta porque Ele Une-o-verso

.
256 

 

A franqueza do espelho me faz refletir.  

 
257

 

O amor pode se revestir de dúvida, mas o ódio é sempre convicto.

 
  258

 

 As pessoas que adquirem mais cultura do que podem administrar, se transformam em idiotas.  

 

 
259

 

Para não ter decepção aja sem esperar retribuição.


  260

 

A solidão só é agonia para quem é má companhia.


261

 

A lembrança só é tormento para quem tem arrependimentos.


262

 

As pessoas dão mais importância ao que os outros fazem na privacidade dos seus quartos do que nas salas de visita da sociedade.

 
263

 

As experiências que pouco exigem de nós, muito pouco
têm a nos oferecer. 



264

 

 São perfeitos os seres dos quais não conhecemos os defeitos.


  265

 

Só é livre aquele que ousa pensar e exercitar a fé através da razão.


266

 

Se a escuridão do mundo entristece a sua alma a combata expandindo a sua luz.


267

 

A imprudência é semente de erva daninha.


268

 

A indesejada morte é uma injustiça, não contra quem morre, mas contra quem fica.


269

 

Ajoelhar-se diante de um nobre é fácil, quero ver quem tem a grandeza de ajoelhar-se diante da aparente insignificância de um mendigo.

 
270

 

Todos os caminhos levam ao cemitério.


271

Se você for feliz o tempo todo, não saberá o que a felicidade significa.


272
 
Não perca tempo com coisas que o próprio tempo se incumbirá de apagar.


273

Quando mantemos um olho no passado e outro no futuro, não vemos o presente.


274
 
O sonho é o desejo aliado a projetos, enquanto a utopia é o desejo baseado em possibilidades abstratas. 


275
 
Faça o melhor que puder, mesmo que não possa fazer o melhor.


276 
 
As pessoas são como os neurônios, sozinhas não fazem nada, mas quando se unem fazem o cérebro funcionar.


277
 
A verdadeira pessoa de sucesso é aquela que não precisa de sucesso para considerar-se bem sucedida.


278

Não se desespere, o dia de hoje só dura até amanhã.


279

  O meu pensamento atravessa paredes, então cuidado, estou te pensando.


280
 
Se por acaso eu te esquecer, por favor, me lembre.


281
 
O amor é um vírus que infecta o coração, inflama, causa dor e faz o doente jogar fora o telefone do médico.


282
 
Eu não tenho nenhuma dúvida de que tenho a mais absoluta certeza de que sou alguém cheio de dúvidas.


283

é tarde, preciso deixar o meu corpo dormir para que o meu espírito acorde e vá visitar os lugares onde os meus olhos não têm permissão para entrar.


284
 
Vai-se a manhã de terça-feira, o Sol, de olhos bem abertos, vê tudo, será que o seu calor excessivo não é retrato da sua indignação diante de tanta estupidez?


285
 
O que me estimula a crer na vida eterna é a minha incapacidade de provar que ela não existe.


286
 
O meu pensamento atravessa paredes, então cuidado, estou te pensando.


287 

Outro dia vi Deus, Ele estava sentado na Lua e O ouvi falando assim:
Quão tolos são estes meus filhos, vivem buscando a felicidade como se ela fosse um muro o qual sempre precisa de mais um tijolinho para estar completo, desta forma nunca serão felizes. Sábios são aqueles que encontrando espaços vazios nesse muro, fazem deles janelas, através das quais vislumbram o horizonte.


288

Você acaba de almoçar e bate aquela preguiça... fica pensando no seu quarto, na sua cama e então suspira:
Ah, tomara que o dia passe rápido!
Então a esperada noite chega, você se deita e começa a
pensar sobre os seus compromissos do dia seguinte e fica assim até ser dominado pelo sono.
Criatura de Deus, você não percebeu que a sua vida tem sido apenas um conjunto de expectativas e que você tem sacrificado o momento atual para desgastar-se com o que ainda não existe?
Lembre-se que apenas o ar do presente pode nutrir os seus pulmões, respire-o e viva cada instante, pois é só em cada singular instante que você realmente existe.
E não se esqueça que...
'Quando o sonho alimenta o futuro e a lembrança alimenta o passado, o presente morre de fome'.


289

Olhe pela janela, o Sol está mergulhando no horizonte e logo respingos de luz tornarão o céu estrelado sob a regência da Lua.


290

Atrás de cada tristeza sempre existe uma carência.


291

Abrace-me doce noite, sussurre seus segredos através da suave brisa, me envolva com a escuridão e cante os seus silêncios para que eu me desprenda do meu corpo e, conduzido por suas mãos, suba no palco dos sonhos.


292

Ser feliz não é um mero sinônimo de ter prazer, a felicidade real supera a necessidade da satisfação das carências da carne e da mente, ela se traduz na mais profunda paz de espírito. Busque o equilíbrio das suas emoções e descobrirá que, mesmo em meio às suas carências, você terá paz, e, portanto, será feliz.


293

Nos devaneios que planam sobre as correntes de ar da ilusão, me vejo olhando para o infinito, riscando os céus com as pontas das minhas asas.


294

Geralmente somos mais intolerantes com os nossos defeitos quando eles se manifestam em outras pessoas.


295

A agressividade é uma tentativa inconsciente de esconder as vulnerabilidades.


296

A vida é um conjunto de consequências.


297

Tem gente que não tenta se conhecer melhor para não correr o risco de se decepcionar.


298

Embora as autodescobertas sejam motivos para celebração, elas geralmente são brindadas com lágrimas.


299

Retirar-se para o paraíso em busca do nirvana só se justifica quando há o retorno para o mundo caótico, assim como o passeio das abelhas pelos jardins só tem sentido quando elas voltam às colmeias e nutrem as suas larvas.


300

Você já disse 'bom dia' para o seu espírito hoje? Ele precisa da sua atenção, pois vive encarcerado em seu corpo, trate-o bem porque quando se libertar, ele será você por toda a eternidade.


301
 
O seu coração bate? O meu não, o meu acaricia.


302

Nunca brinque de 'quem pisca primeiro' com o espelho.


303

Escreva os seus pensamentos e depois os leia, eles podem ser recados de você para você mesmo.


304

A democracia é o sistema que transforma cidadãos em cúmplices.


305

Os segredos são entidades aprisionadas no cérebro, e basta a sentinela se descuidar para eles saltarem para a liberdade.



306 

A dor não é uma consequência que nos é imposta pelas circunstâncias, ela é o resultado da nossa capacidade de percepção.


307

O ódio compromete a capacidade de discernimento.


308

Quando você discrimina as crenças alheias, deixa claro que a sua crença pessoal não foi capaz de revesti-lo com o princípio do respeito, o que torna a sua crença algo questionável.


309

Os ventos assopraram a luz do Sol e a noite tomou-me em seus braços, as nuvens se abriram como cortinas para que eu pudesse ver a discreta luz da Lua. Os distantes trovões se transformaram em sinfonia para embalar o meu sono. O sono me fez alado, e voando no vento, saltei sobre as nuvens e, já cansado, deitei-me numa das crateras da Lua onde esperei pelo retorno do Sol.



 310

A mente vazia é terreno fecundo para as ervas daninhas.



 311

Geralmente as pessoas realizam os seus sonhos secretos, o problema é que eles são tão secretos que nem elas sabem quais são.


312

As pessoas mostram a verdadeira personalidade quando escondem os seus rostos.


313

O que faz você ler este texto é a necessidade de preencher os espaços vazios que há em seu íntimo. A expectativa de encontrar alimento imaterial torna os seus olhos estáticos, a sua respiração profunda e o seu cérebro atento. Olhe ao seu redor com a mesma atenção que está aplicando nesta leitura e descobrirá que o alimento buscado está em todo lugar e que apenas precisa ser identificado.


314
 
As pessoas sensíveis têm mais dificuldade para sentirem-se contentes porque quando não sofrem as suas dores, sofrem as dores dos outros.


315

Não se torne pior apenas para parecer melhor aos olhos dos outros.


316

Perdoe, mas não se esqueça das dores que lhe causaram, para que você nunca cause dores semelhantes em outras pessoas.


317
Se existir um remédio para viciados em leitura, ele deve vir sem bula.


318

O desejo de fazer justiça com as próprias mãos é compreensível, mas não justificável.


319

A confiança é como a casca de ovo, quando ela se quebra, ninguém a recupera de novo.


320

A liberdade é uma ave cujas asas precisam ser aparadas para que o seu crescimento desordenado não a torne pesada demais para voar.


321

Os domingos enchem os céus de perguntas.


322

Cale-se quando as suas palavras não forem mais edificantes do que o seu silêncio.


323

A música é maestrina dos devaneios


324

O segredo da felicidade é ter afazeres que o façam saltar da cama com entusiasmo.


 325

Meça o seu crescimento pessoal com a sua régua e nunca com as dos outros, pois quando a alface e o eucalipto atingem o ápice do crescimento, as suas estaturas são muito diferentes.


326

O único sistema econômico justo e eficaz é o altruísmo.


 327

A felicidade é uma conquista individual, não existem grupos felizes, mas grupos de indivíduos felizes.


328

Muitas vezes a visão que temos acerca de nós mesmos, não encontra respaldo na realidade.


329

Muitos que choram nos velórios o fazem, não pela morte consumada exibida no caixão, mas por saberem que lhes é reservado o mesmo destino.


330

A egocentrismo é o pai das injustiças.


331

Somos prédios em construção que nunca ficarão prontos, pois sempre haverá espaços para novos tijolos.


332

O espírito do mentiroso sofre porque nunca sabe se aquele corpo é dele mesmo.


333

As borboletas metamorfoseadas jamais revelam os segredos da metamorfose às lagartas.


334

Ninguém tira fotografia, é a fotografia que tira fragmentos de nós.


335

Os cofres servem apenas para guardar o que tem valor restrito, porque tudo o que tem valor real prefere ser espalhado pelos ventos.


336

Até o aprendizado exige aprendizagem, pois só aprendemos aquilo para o que estamos preparados.


337
 
A maior demonstração de amor é o empenho em despertar o amor próprio na pessoa que você ama.


338
 
Se o seu desejo de vencer se baseia na necessidade de provar algo para alguém, não se trata de desejo de vencer, mas de convencer.


339

Bons argumentos dispensam discursos violentos.


340

Seja o primeiro a seguir os seus conselhos.


341
 
A pessoa sábia expõe, mas nunca impõe os seus conceitos, manifesta-se com elegância, exercendo a tolerância o oferecendo respeito.


342

Busque a dignidade antes da felicidade.


343

A principal carência das elites é a desigualdade social.


344
 
Para não expor a dor daquele que chorava, Deus mandou a chuva para disfarçar as lágrimas.


345

A chuva disfarça as lágrimas, o Sol as evapora, a Lua as tinge de prata misturando-as às estrelas para abraçar aquele que chora.


346

A poesia celebrou o nosso casamento sob o regime de comunhão universal de pensamentos.


347
 
As nuvens quando sobrecarregadas, choram com gritos de trovões e sinapses de relâmpagos, e somente a força invisível do carinho do vento é capaz de abrandar a sua dor.


348

Vou porque ir é o meu destino, se volto não sei,  só a ida me faz peregrino.


349

Há livros enormes contidos em poucas palavras.


350

O suco gástrico não digere poesias, por isso as vomito.


351

Ao me lembrar do passado percebo que passei por vários lugares, mas nunca estive em lugar nenhum.


352

Ofereça à sua história, as lembranças, mas jamais a sua vida.


353 

A real idade da eternidade é a realidade.


354

Chegou o carnaval, é hora de tirar a máscara que foi usada o ano inteiro.


355

De tanta saudade o meu coração agora bate: tu tu, tu tu, tu tu...


356

Toda manhã a luz devolve às flores, as exuberantes cores que a escuridão da noite roubou.


357

Se eu chorar as suas lágrimas o impedirei de sorrir os seus sorrisos.


358

A noite manda o silêncio sussurrar os segredos do Universo aos meus ouvidos.


359

Não me revele onde está escondido o tesouro, porque a verdadeira riqueza eu obtenho ao procurá-lo.


360

Quem fica em cima do muro julgando-se seguro, está totalmente enganado, porque pode ser confundido com o inimigo e abatido por qualquer um dos lados.


361

Não compre opiniões prontas, prepare as suas em casa.


362

O amor não é cego, é que ele nos faz ver bem mais além, e quando a tal sentimento me entrego, só vejo nela o que de bom ela tem.


363

Saiba terrível escuridão que, às vezes, temo vê-la, mas sei que sem você eu não conseguiria ver as estrelas.


364

O ódio só surge se a luz se apaga naquele que grita exalando escuridão, assim como a nuvem carregada apaga o raio para gritar com o trovão.


365

É feliz aquela pessoa que constrói um chafariz em sua estagnada lagoa.


366

Para nos sentirmos realizados precisamos sonhar, porque as realizações que nunca foram temas de sonhos, não são nada mais do que meros acontecimentos.


367

Se você não crê no invisível, por que se protege do vento?


368

 

Quando tiramos a letra 'V' de 'vida', ela se explica: 'Ida'.


369

Muitas vezes triste escrevi textos que fizeram você sorrir.


370
Podemos perdoar os nossos erros, mas os nossos erros nunca nos perdoam.


371

O preço da ganância é a desvalorização da alma.


372

 A presunção e a arrogância saltam das almas em mendicância.


373

As preces dos insensíveis e egoístas têm medo de altura.


374

Para a pessoa que se esforça em ver a beleza da vida, o grãozinho, ao invés de pipoca, é uma linda margarida.


375

A vida não consegue sorrir para as pessoas que a levam muito a sério.


376
 
O meu feitiço virou contra o feiticeiro, quis torná-la escrava do meu amor, mas o seu amor me escravizou primeiro.


377

 Tem gente que, de tão idiota, consegue se tornar imbecil, sonhando em voltar a ver botas nos pés do presidente do Brasil.


378

Não há náufragos no mar das idealidades porque os sonhadores são ótimos timoneiros, os naufrágios restringem-se ao mar da realidade no qual viajamos como passageiros.


379

É difícil fazer íntimas confissões, só Deus sabe o quanto isso me custa, confesso que vivo no mundo das ilusões porque a realidade me assusta.


380

Precisamos nos esforçar para entender o que vemos porque é muito difícil gostar daquilo que não entendemos. 



381

 Você ambiciona tudo conhecer, desvendando os segredos do infinito, mas nem ao menos é capaz de descrever as características do seu espírito.


382

Os espaços vazios nas estantes do conhecimento são preenchidos com as crenças.


383

Não me faça favores, só me faça amores.


384

Se depender da minha boca os seus lábios jamais ficarão áridos.


385

No seu jardim serei o Sol para evaporar qualquer gota de orvalho que queira rolar sobre a pétala do seu rosto.

386

A sua lembrança se acomoda entre as frações do tempo.

387
Para não ter que me lembrar de você, jamais a esqueço.

388

Quando o vento apaga a chama da vela, a culpa não é do vento, mas de quem não fechou a janela.


389
A lágrima rega a planta da saudade.

390
A minha sombra sofre de fotofobia.

391

Pobre do homem que só consegue ser bom quando acredita que tal postura lhe trará benefícios noutra vida. Tal homem não é bom, mas apenas um negociante.



392
 
Quando você sair para me procurar, convide-me, eu adoraria conhecer tal lugar.



392

Ao dar vida às verdades condenei à morte as ilusões!



393
 
O passado recebeu o futuro de presente.



394
 
Meu espírito é um selvagem cavalo e minha mente tenta domá-lo.


395

 

Tenha cuidado porque ao destruir um coração talvez você se encontre entre os escombros
 

396
 
A pior pobreza é a espiritual, pois não existe esmola para os pobres de espírito.


397

 

Seja feliz porque a vida está sempre por um triz.



398

Não seja cúmplice do seu lado perverso.

 

399

Criança é o único presente que a gente embrulha depois que recebe.

22/09/2014


 400

As crateras da Lua são cofres nos quais ela guarda os segredos dos apaixonados. 

22/09/2014


401

 

Diante da certeza de que a vida é passageira, assuma a posição de motorista. 

13/09/2014


 402

A fé move montanhas quando estamos dispostos a carregar muitos carrinhos de terra. 

04/09/2014.


 403

Na escuridão da noite as cortinas de nuvens se abrem, revelando as estrelas da ribalta que iluminam o cenário exibido no palco da abóbada celeste, no qual a Lua apresenta o seu monólogo.


 404

A sabedoria que procuramos não está no lado de fora, no lado de fora está o conhecimento, que é apenas um veículo para a sabedoria que está no lado de dentro. 

6/8/14


 405

A sabedoria manifesta-se na maneira como utilizamos o nosso conhecimento.

6/8/14


406

 

Os livros são antídotos para a ignorância, mas nem sempre o são para a estupidez.

2014

407

A manhã é mulher, a tarde é mulher, a noite é mulher, a água é mulher, a terra é mulher, a flor é mulher, a Lua é mulher, a estrela é mulher, enfim, a vida é mulher. 

Cada habitante da Terra já foi mulher, nem que tenha sido durante os meses em que, no ventre, formou um só corpo com uma mulher.

2014



HOME